terça-feira, 8 de maio de 2007

A Felicidade


Ás vezes penso na felicidade, e tento saber a receita para tão bom sentimento, mas por vezes penso, onde errei, que posso melhorar, quais os melhores caminhos a seguir, e chego sempre á mesma conclusão, um enorme ponto de interrogação. Muitas vezes deparo-me com a felicidade (ou aparente felicidade) dos outros e pergunto-me se será assim tão facil ser feliz, qual será o método?
Penso que está principalmente no modo de vida que vamos tendo, da maneira como a vamos construíndo á nossa imagem durante esta nossa curta passagem como seres humanos. Cada um de nós até certa altura nem pensa muito nisso, mas chegando a uma certa idade (já começamos a ser velhinhos e idade para ter juízo) começamos a traçar alguns objectivos, objectivos esses que se conseguirmos cumprir, acabam por gradualmente fazer-nos sentir mais felizes, será esse o método? Talvez seja, não quer dizer que passe só por aí, mas que será decerto uma boa ajuda, principalmente para a nossa auto-estima, é sempre bom nos sentirmos realizados quando conseguimos atingir um objectivo.
Por outro lado, também me ponho a pensar se não será um pouco egoísta da minha parte, achar que não sou feliz. É certo que no aspecto dos objectivos que tenho, practicamente tudo está por atingir, alguns por culpa minha, outros talvez não. Mas digo isto para salientar um facto, tanta gente a morrer á fome, tanta gente a sofrer com doenças incuráveis, tanta gente na miséria e sem um tecto, é justo? Claro que não. O pior é que toda esta e muita outra gente, por muitos objectivos que tenham para tentarem serem felizes, sabem que não vale a pena criarem-nos, porque morrerão logo a nascença, são objectivos que por vezes parecem tão faceis para mim mas tão impossiveis para eles. Claro que é um sentimento nosso e depende tudo um pouco da vida que temos, das liberdades que temos,da maneira como a podemos viver, porque o que para mim pode ser fácil e desinteressante, pode ser para outros uma grande felicidade.
É por isso que fico nesta grande dúvida, será que me posso sentir infeliz, por não me sentir minimamente realizado? Ou será que me posso dar por feliz por poder traçar caminhos na minha vida, coisa que tanta gente não o pode fazer?

Hasta ;-)

1 comentário:

Anónimo disse...

???????
Ainda bem que há dúvidas: sinal que estamos vivos e que não gozamos este privilégio levianamente.

Acho que precisamos de saber quem somos e de viver conforme essa nossa forma (muito, só nossa).

Ser feliz? Sempre!
Querer o melhor para nós? Claro.
Ter orgulho no nosso caminho? Uma condição.

Vivendo e aprendendo. Sem pressas e com muita confianla ;)