segunda-feira, 7 de maio de 2007

Ai Madeira, Madeira....


É conversa comum e quase corriqueira em Lisboa, centro da discussão política por excelência, a suposta falta de liberdade democrática na Madeira. Aqui surge-se-me uma interrogação, senão mesmo um dilema. Será que existe fraude eleitoral na Madeira?? Por mais que eu gostasse que isso fosse verdade, não me parece. Não haveria de faltar directos televisivos e jornais inteiros a falar disso se assim fosse. O que se diz é que Alberto João Jardim é um monstro político, um déspota com traços de ditador. Mas ninguém fala em fraude eleitoral. Assim, apresenta-se-me a segunda questão do meu dilema: ou seja, existem de facto 90 339 madeirenses, que representam 64,2% da população do arquipélago, que elegeram este tal ditador. Quando um ditador é eleito, com tal esmagadora maioria, será que podemos de facto falar em falta de liberdade democrática?? Quando povo escolhe um perfeito anormal, que decide ignorar as leis da república e se diverte apanhando bubadeiras de caixão à cova e insultando o governo da república, de quem é realmente a culpa?? Isto para mim assemelha-se perigosamente com o caso dos autarcas-arguidos, Major, Isaltino e Fáti. Acho que acima de tudo para além de maus políticos, temos um povo deseducado (e é isso mesmo que convém às classes políticas) porque em terra de cegos quem tem olho é rei. E é sempre mais fácil governar um bando de imbecis e ignorantes do que um punhado de intelectuais. Em suma, acho que em Portugal temos os governantes que merecemos.

Quanto à Madeira, alguém me faça um favor e afunde aquilo!!!!

21 comentários:

Anónimo disse...

Toma la! julgas que na madeira existe defice politico??? isso nao é na madeira! é cá por isso é q de 4 em 4 anos está la outro no poleiro para nao fazer nada durante esse tempo, apenas tacho! trabalhem pa, aprendam a governar, e deixem quem governa trabalhar, quem faz obra, a Madeira é dado como exemplo na Europa como sendo a regiao que mais bem soube aproveitar os dinheiros da UE, tu deves ser dos tais em que o dinheiro vinha para as estufas e para a agricultura e andavas a comprar jipes e ferraris, alguem foi punido??? aprende a ver a realidade, ele ganhou outra vez pq nao é um dos que so querem tacho, ou julgas que se ele nao mostrasse trabalho ainda la estava??? era corrido como la em Lisboa, a verdade pura e dura! vergonha de governos todos os anos e quem paga os impostos??? é o ze povinho e ninguem se queixa. Os numeros estao a vista, so a madeira se pode equiparar a Lisboa e Algarve, abre o olhos e cuida mas é de tratar do socrates…nas proximas eleicoes ta la outro certamente…ate da vontade de rir…sao mais uns ordenados e umas reformas. Nem sei para que tens uma mensagem dessas outra vez….tu deves pensar que os Madeirenses estão tapados e para falares assim é pq nunca la foste deves pensar que aquilo é as berlengas! acorda pá…pela maneira como terminas o tema deves ser um menino que nem o Hino Nacional deves saber...

Anónimo disse...

Os resultados estão a vista e para quem tinha duvidas, que é ele que o povo quer, aqui está a resposta, o odio que movimenta certas pessoas contra ele pelo feitio de nao ter papas na lingua e nao ter a etiqueta do politicamente correcto esta a vista. deviam hoje repensar muito bem a quem andam a atirar pedras, ele é eleito porque nao está a gosma de uma reforma para bom entendedor percebe-se, ele com a idade que tem ja se podia estar reformado, mas não! e sabem pq? pq o povo gosta dele, faz obra, trabalha,e pedem que fique, para quem nao sabe devia informar-se, a Madeira é um exemplo para toda a Europa, os numeros estao a vista investiguem com seriedade e vejam. Acreditem nisto se ele nao prestasse nao estava lá e a resposta foi dada hoje nas urnas, ele é o melhor politico de Portugal mesmo tendo em conta o seu temperamento. Para quem pensa ao contrario, entao deve ser daqueles que acha que estamos no melhor País do mundo...

Tovarish disse...

Uma pessoa que dispensa apresentações, esse Senhor Aberto Joao que acha que o mundo gira á volta dele, e normal ganhar, porque o dinheiro é investido só em festarolas para encher a barriga ao povinho madeirense. Porque a miseria na Madeira continua. Num espaço tao pequeno é facil governar. Por mim a Madeira era independente como ele tanto deseja, á vontade, pode ser que o contrabando e traficos consigam injectar dinheiro naquele bocado de terra, porque acabando o dinheiro Portugues quero ver se ele fica la por amor á sua patria. è uma vergonha social esse Alberto.

Carlos Jesus disse...

Não, a sério… Eu sei que não falo, nem tão pouco escrevo madeirense, mas parece que temos aqui um sério problema de comunicação. Das duas umas ou vocês nem sequer leram o texto ou então, não querem mesmo perceber. O que eu disse é que a Madeira, tal como Portugal inteiro tem os governantes que merece. Não foi?!? Ia jurar que sim. No entanto, e já que os ânimos estão tão exaltados porque não deitar mais um bocadinho de lenha para a fogueira? É que eu acho mesmo que o Alberto João é um mau governante e acredito piamente que todo o desenvolvimento de que ele, e pelos visto vocês também, tanto se orgulha é pago pelo continente. As inaugurações de auto-estradas que servem meia dúzia de ilhéus, a um custo por quilómetro mais elevado que o do Túnel do Marquês (e não quero com isto dizer que a Madeira não necessite de infraestruturas, mas o facto é que Lisboa tem consideravelmente mais população que a Madeira) que esse senhor faz em plena campanha eleitoral somos nós todos que a pagamos e não os tais fundos comunitários. Por isso ele está tão contra a Lei das Finanças Locais que o impedem de fazer empréstimos para que depois Lisboa o pague. É que isto com o dinheiro dos outros é muito fácil fazer boa figura. Deixemos os sonhos independentistas da Madeira levantar voo e então veremos quanto tempo se aguenta esse senhor no poder e que vão achar os madeirenses dessa liberdade sem estarem sob o “jugo” do continente, que para além de lhes "impor" o cumprimento das leis da república lhes dá milhões todos os anos.

Anónimo disse...

Gosto da sua frase "...pago pelo continente..." Voce deve andar muito mal informado, diga-me qual é região que consegue ter 1 milhao de turistas por ano e facturar cerca de 250 milhoes de euros por metro quadrado, claro está diga-me? mas vc acha que isso consegue-se como?? Digo-lhe eu com linhas de estrategia, com ideia politicas, atraindo investidores e muito muito mais, com muito trabalho...vc devia dar-me um belo politico nao haja duvida. Outra coisa vc devia ter mais respeito pelo povo madeirense que no seu entender são igonorantes e imbecis, deixe que lhe diga, a Madeira tem um homem que é o maior colecionador de arte do País, e certamente tem por metro quadrado mais gente formada que muita terrinha por cá, olhe que eu conheco o continente muito bem ao contrario de si que nunca deve ter saido do seu buraco. So mais uma coisa vc devia informar-se sobre os dinheiros que vão para a Madeira, que nao são seus, são da UE, são fundos comunitarios, e como disse foi a região que mais soube aproveitar esses dinheiros, investigue, foram pedidos para projectos, caso contrario não vinham e nao foram para comprar jipes e ferraris (vc devia informar-se sobre esses valores e nao ser empolado pela comunicacao social). E mais digo, o povo Madeirense tb paga impostos, pagamos como vcs e temos o direito a evolucao sustentada, por acaso deve saber que a Madeira e por ser uma região insular tem alguns dinheiros extras se nao sabe devia saber. Para terminar nos andamos a pagar todos os anos para as asneiras atras de asneiras dos governos centrais, veja-se construir para fechar....mas que politicas são estas??? gastou-se rios de dinheiro e agora fecha-se quem paga estas asneiras todas??? estádios as moscas??? que politicas sao estas! tenha vergonha, todos os politicos deviam assumir a porcaria que fazem e serem culpados por isso, fazem a porcaria mas estão la sempre a espera do tacho são sempre os mesmos apesar das asneiras que fazem, governos que têm sucessivamente feito asneiras atras de asneiras estes anos e nunca foram responsabilizados por isso e vc vem me falar do Alberto João deixe o homem fazer o seu trabalho democraticamente!vc fala pelo que houve na comunicação de-me os dados reais das coisas e fontes, nao fale de cor, e vai ver que essa coisa que nos pagamos a Madeira blabla vai ser posta em pratos limpos e nessa altura vamos ver quem paga a quem.........

Anónimo disse...

Nota: "diga-me qual é região que consegue ter 1 milhao de turistas por ano e facturar cerca de 250 milhoes de euros devido a esse turismo, numa area tão pequena como a Madeira, faça as contas e veja quanto dá por metro quadrado."

Patrícia disse...

Bem isto está a aquecer!
Dos intervenientes deste Blog apenas dois se dão a conhecer! Anonimo isso nao vale!
Mas também alguém que afirma que Carlos Jesus nunca saio do seu buraco é mesmo alguém que não sabe aquilo que diz............
Mantenham as vossas opiniões até porque do que vos conheço sabem bem do que falam!
Beijos

Anónimo disse...

Curioso, tanto diheiro ganho com o turismo e tão pouca evolução face ao dinheiro ganho e tempo que o Jardim está na Madeira...
Tenho familia na Madeira e sei que como cá existem obras que demora muito tempo e custam o dobro do orçamentado devido a má gestão...
Quanto ao indíce cultural, meu amigo, não vamos por aí...Se a maioria dos Madeirenses tem de sair da região para tirar um curso mais especifico, tambem sei que não tem vontade nenhuma de voltar e não volta... Ora se as pessoas com o nível de educação mais elevado saem, logo ficam...

Tovarish disse...

Para nao dizer que esse Alberto Joao ja é reformado e é mais um ordenado a cair para o bolso, assim sim, é facil ser Barão.

Filipe Pinto disse...

Sr. Anónimo, faça o favor de esclarecer uma pequena questão, a qual quase não tem importância... Vc quando se refere aos 250 ME gerados por 1 Milhão de Turistas, está a incluir o turismo não divulgado (Pedofilia), praticado nas zonas mais pobres da madeira?

Anónimo disse...

A santa ignorancia do Filipe Pinto da-me vontade de rir...nos temos os pedofilos na Madeira mas a casa pia é em LISBOA e o parque Eduardo VII tambem...faca-me um favor cure-se da inveja que é muito feia! Essa historia da pedofilia já é passado ate pq o Alberto Joao nao anda a dormir ao contrario do socrates da independente. Mais os valores de receita sao dados publicados, nao fui eu que inventei são reais e estão publicados e deixe que lhe diga tb estiveram lá no ano passado 250 cruzeiros sabe o que é isso??? nao me parece ate pq nunca deve ter visto algum.
Para o Tovarish é outro que anda de olhinhos bem tapadinhos e nunca lá esteve nem tem conhecimento da materia, os resultados estao a vista e foram ontem, quer saber mais na Madeira que vc diz tao pobre que ate da vondate de rir, não tem bairros de lata! sabia??? se para si ser agricultor e viver do que a terra produz é ser pobre então anda noutro mundo com o conceito de pobre, em todo o lado existe varios niveis sociais, mas deixe-lhe que lhe diga ao contrario do que se passa cá nao temos arrumadores essa profissão nem pessoas a dormir na rua o que é lastimavel para vcs estarem a criticar quem seja que for quando tem essas diferencas e esses problemas em tanta parte de Portugal. O seu cerebro anda tão atrofiado com a inveja vc tem de se curar, homem ele teve a melhor votacao de sempre ! sera que nao consegue entender...o que nao consegue perceber???

Anónimo disse...

Piri e eu tenho muitos amigos de cá do continente que para lá foram trabalhar e casar e que por la ficaram em que ficamos??? ou nao ficamos??? os numeros estão a vista nao me venha com falsos argumentos, a vc conta a Madeira ainda hoje era um triste local era umas berlengas....isolado de tudo e tudos esquecido no mundo é essa a vossa dor de cotovelo pq assim alguem não quis que fosse e trabalhou para isso...

Anónimo disse...

Caro Luis dias,
Eu não disse que o Jardim não fez nada, aliás já vi muitos projectos concluídos sobre a adminsitração dele( que desde que me lembre não existiu mais ninguem ), só referi que para o tempo que ele lá está poderia ter feito mais.
Quanto aos agricultores que vivem do sustento, a minha familia que habita na região tb faz o mesmo mas não me parece que seja ai qe alguem quis focar.
Quanto ao não querer, está-me a parecer que por expor-mos a nossa opinião contraditória á sua, o Sr. partiu do presuposto que não gostamos da Madeira ou que gostassemos que ela não evoluisse, que não é correcto. Simplesmente referi-mos que não gostamos do João Jardim, assim como outros politicos.
Só acho que uma figura pública deveria ter mais cuidado com o que diz ou faz.
Gostaria de deixar uma pergunta, será que outro politico em tanto tempo não faria um trabalho igual ou melhor ?

Tovarish disse...

Luis dias, desde ja agradeço por ter deixado de ser anónimo, axo que é justo para todos. Eu, não ando de olhos fechados, vc quer que eu acredite que não existe pobreza na Madeira, vc quer que eu acredite que nao existem miudos de rua, quando nao ha mto tempo ate uma reportagem sobre esse tema se fez. Tudo bem que ache que o alberto joao seja a pessoa ideal, e inclusive agradeço por ter comentado e ter aberto aqui uma discussao (apesar de alguns comentarios menos proprios), o que o senhor alberto joao faz, até eu faria e se calhar melhor e digo-lhe que o poder que ele agarrou á 30 anos atraz, a Madeira tinha a obrigaçao de estar mto mais evoluida em todos os aspectos, simplesmente esse senhor, nao sai do poleiro nem faz a renovaçao. Outra coisa, comparar a governaçao da Madeira com o Continente, valha-me as couves, essa nao é de quem percebe minimamente de politica governativa, nao tem comparaçao possivel.

Patrícia disse...

Agora sim parece-me que todos os intervenientes estão identificados!!!!
Mais uma vez digo que somos livres de ter as nossas opiniões e quando não agradam a todos não há necessidade de se ser partidário de forma a interpretar as coisas todas ao contrário!Penso que aqui ninguém está contra ao Arquipelago da Madeira, mas sim não concorda com o funcionamento de um politico assim como de muito do continente.
Beijinhos e calma Amigos....

Anónimo disse...

Caro Piri que politico queria lá diga, quem o Socates da independente? o Paulo Portas da moderna? ou o Carmona Rodrigues? a 30 anos a Madeira nem electricidade tinha, vem voce e o Tovarish dizer-me que fez pouco, isso é de quem nao conhece mesmo a Madeira, vc que olhe para os numeros e para as estatisticas, está tudo publicado, a Madeira foi a região que mais se desenvolveu nos ultimos 30 anos ao ponto de estar ao nivel de Lisboa e Algarve, sao as tres regioes ao nivel da media Europeia, o que está errado aqui eu nao percebo sinceramente parece-me que a vossa dor é outra...a de cotovelo. Para o Tovarish so mais umas coisinhas, mas pensa que a Madeira é a favela do Brasil vc anda muito confundido, pessoas pobres existe sempre ou não??? quer ver que vc vive perto de Lousada e tem um ferrari comprado com o dinheiro que era para as estufas?! Pessoas pobres existem sempre, eu quero é numeros nao basta ver uma reportagem, quando se abre um telejornal a dizer por exemplo Marco deu um pontape na sonia remember BB que credebilidade têm os meios de comunicação??? eu nao vejo a probreza, só pq entrevistaram 2 ou 3 pessoas pobres e ate receberam dinheiro para falar mal etc. até dava jeito se foi recente, quero números! nao reportagems de meia tigela. Vc não faria nada em 30 anos pq ao 4ano era posto andar com a sua maneira de pensar. Mas pq tem ele sair do poleiro??? nao percebo, ele está lá eleito democraticamente e desta vez a 2 melhor votacao de sempre mas voce tem a noção do que é isso? que numeros são esses? vc devia repensar todo o seu odio pelo AJJ porque ele foi eleito pelo povo! pela vontade dos eleitores. Quanto a governação que tanto fala, desculpe mas existiram e existem, demasiados e grandes erros para se tentar fugir a questão pela porta das traseiras parece-me que vc esta a sacudir a água do capote dos politicos que passam por Lisboa, assim nao vale, existem erros grosseiros de economia e gestão muito graves (podia citar muitos e muitos casos nao me venha com tretas) e nao me venha com as couves etc isso é desculpas de mau perdedor, nem vou muito longe Portugal é o ultimo em tudo na Europa...é e será sempre, entraram para a UE a R. Checa, Polonia e Eslovaquia, mas vc duvida que estes 3 países passam a frente de Portugal que é um tirinho??? eu já estive nesses 3 países e digo-lhe nao demora muito e sei do que falo, vai ser de rir lamentavelmente, outro páis a Roménia tb já la estive durante uns meses e não duvide, que é outro que vai ficar a léguas a frente de Portugal e sairam do comunismo em 92, não duvide disse, neste momento estão a começar e é um país muito cá por baixo mas vai passar a frente de Portugal vc vai ver e ainda se vai lembrar desta mensagem aqui deixada...e tudo por culpa do AJJ!!!

Tovarish disse...

Vou-me ficar por aqui, axo que o Luis devia regressar á Madeira, pk vejo que se sente mal no continente, pk aqui é tao mau, mas se este estado nao existisse mau, a Madeira nem era o q é. Ao fim ao cabo parece q a madeira é um país independente e que nao precisa do governo central para nada, por era mto bom se todas as regioes podessem ser autonomas. Ja percebi que o AJJ deve ter um altar em sua casa. Mas ja agora que fala sempre em numeros, ainda nao os vi da sua parte. Por favor elucide-me, pois se calhar nao falamos do mesmo homem. Vc quase q focou todos os aspectos que falei, mas esqueceu-se de qd eu disse que era facil ser Barao qd se é reformado e enche-se os bolsos dos dois lados, fora o resto. Tenho pena tb q nao exista liberdade de expressao nos Jornais Madeirenses, deixo aqui o meu apoio a quem teve essa coragem de tentar falar livremente mas q sofreu na pele á conta desse senhor. Ja sei que decerto tudo o q digo continua a ser a comunicaçao social que inventa, ora bolas, que raio de país q passa a vida a fazer dum santo, um diabo.

Anónimo disse...

Eu não citei nomes e é curioso os exemplos que foi buscar...Certamente se existe um AJJ que só fez coisas boas, também deveria existir outro politico que faça o seu trabalho. Apenas isso...
relativamente ao trabalho do AJJ, só ainda não entendo como é que o povo o elege, visto que ainda hoje em dia, quem na Madeira fala mal do AJJ pode perder o emprego e dificilmente arranja outro na região ( é veridico, sei de dois casos nos últimos 3 anos, logo é recente ). A mim parece-me ditadura mas pelos vistos existem outras pessoas que consideram boa gestão...Enfim...
Nos aspectos de outros países ultrpassarem Portugal, sou obrigado a concordar, não só devido á gestão dos nossos politicos mas muito devido ao nosso povo, que com a mentalidade "Tuga" não permite que o país avance, mas a esperança é a última a morrer...
Pobreza existem em todo o lado e ainda me lembro dos ciganos no centro do Funchal que assaltavam o que podiam, mas como lá não vou há algum tempo não sei se se mantêm.
Visto que tudo o que está escrito aqui não passa de opiniões dadas por cada um e como a comunicação social não diz nada que seja considerado importante ou correcto, não vale de nada tentar-mos dizer que o XPTO é melhor ou a região Y, porque não podemos comprovar nada.
Só quero dizer que o povo é que escolhe os líderes e depois terá de lidar com eles, para o bem e para o mal. Nesta situação, pelo menos um Madeirense está contente com a gestão do seu líder, o que é bom. Ao menos existe alguem contente...

Anónimo disse...

Fartos de encher os bolsos estão lá em Lisboa para não fazerem nada o que dá mais dó, ao menos que metessem aos bolsos mas fizessem algum. Para sua informação a coisa de 10 - 15 anos o AJJ andava de Peugeot 205, enquanto que outros endavam de BMW etc. não me venham com historias da corochina que este sofreu represalias e nao arranjou mais emprego, isto está muito dificil e deitar as culpas para o AJJ parece-me demasiado fraco...falta de emprego existe em todo o lado, e o que consta é que na Madeira o desemprego é menor. Quanto ao padre frederico ele é brasileiro e nao tem nada a ver com a Madeira o mesmo nao se pode dizer com o caso da menina JOANA e outros todos os dias aparecem nas noticias....para que dizer mais, e a culpa é do AJJ

Anónimo disse...

Correcção: ninguem falou no padre frederico pareceu-me alguem ter falado nessa questão...mas minhas desculpas por levantar esse tão miseravel nome...

Eu disse...

Ena que bela conversa se gerou aqui... Vi que perdi bastante!
Neste comentário queria apenas deixar um recado para o luis dias:
Olá, este é um blog que, nunca jamais ou em tempo algum, teve a intenção de criticar terra, lugar, País, Arquipelago, Ilha, Continente, Jumbo (ops! =)) Pronto, tudo para dizer:
A critica é dirigida a politicos que veem no seu posto o seu pote de grande fortuna, pode não ser a sua opinião sobre o AJJ, mas é da maioria ,sendo ou não do continente, porque a imprensa fala, fala, fala mas realmente não diz nada de interessante. O que é certo é que sejam eles da Madeira ou Portugal, prometem e não cumprem, dão mas tiram muito mais para seu proveito próprio. Não venha dizer que o AJJ não o faz porque seria uma grande mancha no seu registo patriota. O AJJ não é nenhum santo muito menos eu ou qualquer um de nós... vamos-nos deixar de tretas e olhar para o que realmente de bom temos, sem criticar o que de mal está para corrigir, porque seria uma conversa sem fim... assim como este meu pequeno comentário.
Os meu sinceros cumprimentos
Sandra