quarta-feira, 2 de maio de 2007

Navegar pelo dicionário


Não resisti em vasculhar no dicionário o significado de "Pandilha" e caros amigos vou passar a escrever o verdadeiro significado desta expressão. Nada de vos querer incutir alguma cultura ou sapiencia mas sim um devaneio de palavras geniais.
Assim sendo abri o dicionário na página onde mora a palavra "Pandilha" e deparo-me com os seguintes sinónimos : Quadrilha, Biltre, pulha, canalha, patife, bigorrilha, farropilha, pandilheiro. Começando por uma delas ao acaso pus-me a pensar no Pandilheiro. . . à partida seria o membro da pandilha e todos nós o seriamos. . .Pandilheiros. . .mas ao mesmo tempo que esse pensamento surgiu outro . . . se retirarmos algumas letras esta palavra "pandilheiro" soa a algo mais homossexual. . .e na minha cabeça ecoou uma expressão usada ultimamente "Somos homens ou não somos homens? De Zero a Mil somos quantos?" e agarrei masculamente no dicionário, acendi um cigarro e fui em busca do significado de pandilheiro e eis que me deparo com o seguinte : Biltre, Pulha, canalha, patife, larápio, bigorrilha, gatuno, vadio, vagabundo. E agora sim . . . SOMOS HOMENS.
Nisto ficou-me a sonoridade de Bigorrilha. . .mais uma vez atenciosamente fui ao dicionário e eis que encontro como sinónimo Safardana, borra-botas,bandalho, troca-tintas. . .
Isto dos dicionários tem muito que se lhe diga. . .Mas ficar tranquilo em relação à masculinidade da palavra Pandilheiro era essencial. . .
Por isso meus caros Pandilheiros oficiais termino este meu depoimento com aquele abraço e que nós pulhas canalhas e safardanas consigamos tornar este blog num local de culto (nada relacionado com religião pois um verdadeiro safardanas doa 20 centimos ao cesto da esmola da igreja retirando 2 euros à socapa).

1 comentário:

Tovarish disse...

Ou seja, somos uma cambada de ladrões, de gatunos e de xupistas. Va la, va la, penso que foste o 1º a ver esses significado. Axo que mesmo assim adequa-se á nossa maneira de estar. Ser Pandilheiro nao é para quem quer, é para quem pode. De 0 a 1000 somos qt? Á pois é. Macheza pessoal, não se vão abaixo. ehehe.